Total de visualizações de página

domingo, 17 de agosto de 2014

Prova de Humanas no Enem cobra fronteiras e conflitos sociais

Desenvolvendo e aprimorando habilidades e competências
1. Providencie um Atlas. Procure conhecer bem os continentes. Descubra os principais países de cada um deles. Pesquise e faça um pequeno relato da formação de cada um deles. Destaque possíveis conflitos ocorridos, relacionando vencedores e vencidos.
2. Conheça os principais conflitos relacionados à demarcação de terras indígenas no Brasil. Não deixe de conhecer a história da Reserva Raposa Serra do Sol.
3. O Brasil tem vários migrantes em outros países. Procure saber um pouco da história de pessoas que deixam o país para ganhar a vida fora e identifique as vantagens e desvantagens que encontram morando longe de sua terra natal. Também existem muitos casos de pessoas que migram para o Brasil. Propomos que você pesquise a história dos bolivianos que têm procurado o Brasil, compreenda as condições de vida que encontram e os motivos que os fizeram optar por tais condições.
4. Faça a leitura da Carta do Cacique Seattle, enviada ao presidente dos Estados Unidos em 1855. O texto pode ser facilmente encontrado na internet. Pense sobre os conflitos relacionados ao território presentes na carta e diferencie como brancos e índios relacionavam-se com a terra. Depois disso, relacione a carta com o processo de formação dos EUA.

Vamos a alguns exemplos de como a competência já foi cobrada na prova do Enem:

Exemplo 1 – Geopolítica– Competência 2 de Humanas
O primeiro exemplo traz a discussão sobre as várias divisões que portugueses e espanhóis fizeram na América do Sul depois do nosso 'achamento':


Foto: Reprodução
Questão do Enem 2009
Antes mesmo de Cabral chegar ao Brasil, já existiam linhas imaginárias, combinadas entre portugueses e espanhóis, dividindo o Novo Mundo entre os dois países. A Bula Inter Coetera foi uma das primeiras a estabelecer essa divisão em 1493. Em 1494, quando os portugueses já tinham conhecimento sobre a existência das terras brasileiras, foi feito o Tratado de Tordesilhas. Nele, boa parte das terras do nosso atual Brasil ainda estava sob o poder legal da Espanha.

Em 1580, tivemos a união ibérica e, apesar da rivalidade entre os dois povos, ficou mais fácil para os portugueses ocuparem terras além das definidas no tratado. Com toda a interiorização que passava dos limites do Tratado de Tordesilhas, como as atividades praticadas pelos bandeirantes e pelos criadores de gado, em 1750, os dois países fizeram um novo tratado para resolver os conflitos, o Tratado de Madri. Este tratado estipulava que aquele que habitava de fato a terra deveria também possuí-la por direito. Nessa nova demarcação, as referências foram os recursos naturais, como rios e montanhas.

GABARITO: C

Exemplo 2 – Geopolítica– Competência 2 de Humanas
A próxima questão é sobre a guerra do Paraguai, uma grande polêmica entre historiadores:


Na questão, temos duas versões diferentes sobre a guerra do Paraguai. Uma versão defende que o Brasil foi usado pela Inglaterra para acabar com o país (Paraguai) que era o mais desenvolvido industrialmente na América do Sul. A outra defende que a primeira versão não passa de uma teoria conspiratória, que não tem comprovação em documentos e em fatos.

GABARITO: D

Exemplo 3 – Geopolítica– Competência 2 de Humanas
A próxima questão é sobre a União Europeia:
A Europa moderna está longe de ser uma unidade harmoniosa e solidária representada na bandeira da União Europeia. Os bascos na Espanha, os irladenses no Reino Unido e os vários conflitos nas regiões dos Bálcãs são exemplos claros disso.

Gabarito: B

A competência cobrada pelo Enem nos exemplos acima:

Competência de Área 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Lembre-se que é a partir de cada habilidade que são feitas as questões do Enem, elas são o guia do examinador na hora de fazer a questão. Confira as habilidades que são cobradas nesta competência:

H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos;
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações;
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e à resolução de problemas de ordem econômico-social;
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial;
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Para que não fiquem dúvidas, veja os conteúdos relacionados a esta competência, que precisam ser conhecidos pelos alunos:
- Formação dos territórios e de suas instituições;
- Fronteiras das nações - conflitos, disputas e conquistas;
- Divisão dos grupos sociais nos territórios das cidades;
- Problemas decorrentes da urbanização acelerada nos países subdesenvolvidos;
- Leitura de mapas - continentes, principais países e estados brasileiros;
- Conflitos territoriais relacionados à demarcação de fronteiras (como é o caso de alguns países do Oriente Médio), ao reconhecimento de nacionalidades (o povo Basco, na Europa, por exemplo) e a questões sociais (com o MST, no Brasil);
- Fluxos migratórios - inclusive fluxos migratórios que têm deslocado populações de países pobres para países desenvolvidos e suas consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário