Desenvolvendo e aprimorando habilidades e competências
1. Procure informações sobre as obras de Karl Marx e Joseph Proudhon. Veja como eles descreviam a sociedade e as relações entre a burguesia e os trabalhadores. Conheça as suas propostas para mudança de forma de produção e da divisão das riquezas e do trabalho.
2. O sociólogo Domenico De Masi propõe uma divisão do trabalho que ele chama de “Ócio Criativo”. Descubra quais são as principais ideias e discuta com seus amigos como seria o mundo se todos adotassem a proposta do sociólogo.
3. Faça tabelas comparativas com as vantagens e desvantagens da produção artesanal. Da manufatureira e da maquinofatureira. Indique em que época cada uma delas predominou.
4. A mecanização na agricultura é tema de muitos trabalhos e ponto de divergência de opiniões. Pesquisar sobre esse tema perpassa outros conceitos, como o do desenvolvimento sustentável e o dos direitos fundamentais das pessoas.
5. Veja o documentário “Roger e Eu”, do cineasta Michael Moore, e leia textos que expliquem a importância da indústria automobilística no ABC paulista, em São Paulo, e em Betim, em Minas Gerais. Pense no impacto da presença, e depois saída, da GM em Flint, nos EUA, e o que aconteceria com o ABC paulista e com Betim se algo semelhante ocorresse nestas cidades.
Vamos ver, por meio de questões, como essa competência tem sido cobrada no Enem:
Exemplo 1 – Evolução industrial, revolução comportamental – competência 4 de Humanas
Este primeiro exemplo trata da evolução na forma de produzir do artesão tecelão, e o início da alienação do trabalhador em relação à mercadoria que ele produz. Um processo fundamental que se domine, por mudar fundamentalmente as relações identitárias dos trabalhadores:

No início da Revolução Industrial, período em que os trabalhadores eram aos poucos expulsos do campo para a cidade, atraídos por salários (ainda que baixíssimos) e para a vida urbana, ainda era imperceptível a perda de benefícios e da qualidade de vida do operário. Quando ainda no campo, o trabalhador combinava seus parcos ganhos salariais com alguma economia doméstica. Com a urbanização generalizada e a implantação definitiva do trabalho assalariado, o outrora camponês-operário viu sua renda reduzida apenas aos parcos ganhos salariais. Vale salientar que o homem urbano não oferece a mesma solidariedade que o homem do campo, aquele acostumado à concorrência e às mudanças nas relações pessoais e que a cidade não foi preparada para receber uma massa de operários recém chegados do campo. Essa dependência econômica reduzida apenas aos teares mecanizados (e consequentemente aos reduzidos ganhos) acabou por canalizar os trabalhadores às Trade Unions, e mais tarde aos tradicionais sindicatos.
GABARITO: D
Exemplo 2 – Evolução industrial, revolução comportamental – competência 4 de Humanas
Uma questão que trata da evolução nas formas de produção no período tradicionalmente conhecido como primeira revolução industrial:

O artesanato, como processo de transformação, vigorou por toda a Europa Ocidental durante a Idade Média. Em geral, consistia em uma família de trabalhadores artesãos com domínio de uma determinada técnica (ourivesaria, carpintaria, cutelaria, etc.). Como o nome supõe, dispensava quase totalmente o uso de máquinas. Mais tarde, a partir do século 18, com o advento da máquina de tear a vapor (e seus derivados) e consequentemente da Revolução Industrial, esse processo deu lugar à produção em série, em grande escala. O trabalhador foi rapidamente perdendo sua técnica e a produção personalizada foi dando lugar à massificação.
GABARITO: B
Exemplo 3 – Evolução industrial, revolução comportamental – competência 4 de Humanas
A evolução tecnológica causa várias mudanças no comportamento das populações. Nesta questão, trata-se da relação entre a evolução tecnológica e a diminuição das taxas de natalidade na Europa:

As sociedades mais desenvolvidas tendem a ter as menores taxas de natalidade. Nas últimas décadas, em função das mais diversas transformações sociais, além da alta do custo de vida, diversos valores, como os familiares, por exemplo, foram aos poucos se alterando. Se outrora casais tinham como objetivo o casamento e um determinado número de filhos, essa meta foi alterada para outros projetos pessoais como carreira profissional, estudos, etc. O avanço da tecnologia, com a invenção da pílula anticoncepcional e outros métodos contraceptivos, associados à emancipação feminina, contribui para a diminuição do número de filhos por família e/ou pessoa no mundo.
O mesmo ainda não ocorre em regiões ou países economicamente menos favorecidos, onde o número de filhos por casal ainda é bastante alto, sendo necessária a ação do Estado para o planejamento familiar. Em alguns casos, a ação do Estado no planejamento familiar consiste em um ato de violência contra a individualidade feminina. Exemplo típico foi o programa de contracepção instituído em São Paulo no período da ditadura, em que até mulheres que nunca tiveram filhos passaram por processos que as tornavam inférteis.
GABARITO: A
Exemplo 4 – Evolução industrial, revolução comportamental – Competência 4 de Humanas
Nesta questão, temos a valorização da biotecnologia e do investimento prioritário em pesquisas na área para diminuir, ou eliminar, a pegada ecológica de cada pessoa na terra:

GABARITO: A
Exemplo 5 – Evolução Industrial, Revolução Comportamental – Competência 4 de Humanas
Nesta questão, temos um dos movimentos que nasceu em resposta à exploração do proletariado pela nascente classe capitalista, o movimento operário:

A Revolução Francesa de 1789 trouxe consciência e confiança à burguesia. Esta usurpou o poder, fixou-se nele, e, a partir de então, moldou e remodelou a sociedade de acordo com seus interesses e convicções. Para o proletariado não foi o suficiente. Apesar de ter conseguido alguma confiança e organização, o proletariado viu também que precisaria de muita consciência e organização permanente para uma completa remodelação da sociedade capitalista. Só uma completa transformação da economia capitalista (ou até mesmo o fim dela) seria suficiente e fundamental para a emancipação da classe trabalhadora.
GABARITO: B
A competência cobrada pelo Enem nos exemplos acima:
Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
Lembre-se que é a partir de cada habilidade que são feitas as questões do Enem, elas são o guia do examinador na hora de fazer a questão. Confira as habilidades que são cobradas nesta competência:
H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Para que não fiquem dúvidas, veja os conteúdos relacionados a esta competência, que precisam ser conhecidos pelos alunos:
- Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências.
- Economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro, a mineração no período colonial, a economia cafeeira, a borracha na Amazônia.
- Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial.
- Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos.
- A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas.
- A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais.
- Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais.
- O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
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