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domingo, 17 de agosto de 2014

Cultura e identidade na prova de Humanas do Enem

Dicas de estudo
Desenvolvendo e aprimorando habilidades e competências
1. Pensar na origem dos costumes que temos no Brasil é uma forma de reconhecer nossa diversidade cultural. Faça uma lista com costumes, tradições, comidas, festas e conhecidas obras do patrimônio artístico de cada uma das cinco regiões do Brasil.
2. Pesquise as diferenças entre patrimônio imaterial e patrimônio material. Procure conhecer os principais do Brasil e do mundo e descubra qual o significado cultural que cada um tem.
3. Assista ao documentário “O Povo Brasileiro”, baseado na obra de Darcy Ribeiro.
4. Procure identificar como a globalização possibilita trocas entre culturas diferentes e em quais locais e por que motivos a relação entre diferentes culturas tem trazido conflito.
5. Procure assistir a filmes que retratem realidades diferentes daquelas vividas por nossa sociedade ocidental. Procure-os em uma boa locadora de sua cidade.

Vamos ver, por meio de questões, como essa competência tem sido cobrada no Enem:

Exemplo 1 – Cultura e Identidade – Competência 1 de Humanas

Neste exemplo, o Enem pede que o aluno analise a prática do sepultamento em várias culturas:


Foto: Tatiana Klix
Questão da prova aplicada em 2009


As questões fúnebres e de sepultamento são fonte rica para pesquisa de como um povo se organiza social e economicamente. Na Idade Contemporânea, mais que aspectos meramente espirituais (o além vida), os sepultamentos dão uma ideia muito próxima do desenvolvimento e da higiene da população. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os corpos eram geralmente enterrados nas igrejas (das famílias mais abastadas), nos próprios quintais caseiros (de quem podia ter uma propriedade) ou até em terrenos abandonados (os mais pobres).

Com o advento da higienização criaram-se os primeiros cemitérios públicos. Não por acaso, o primeiro cemitério público paulista surgiu no bairro de Higienópolis, ao pé da letra, cidade da higiene. Obviamente, um bairro rico, organizado (e limpo!) na área alta da cidade.

Gabarito – C

Exemplo 2 – Cultura e Identidade – Competência 1 de Humanas
Agora o Enem utiliza um texto que cita três dos mais renomados pensadores para falar sobre a formação do Brasil como nação:


Foto: Reprodução
Questão do Enem 2009




Segundo os três autores, heranças da colonização portuguesa e/ou questões internacionais ligadas a uma ordem mundial imperialista travam a possibilidade de desenvolvimento no País. O que os autores fazem, em seus textos, é demonstrar as dificuldades que o País encontra para se consolidar como nação.

Olhando só este fragmento de texto, a alternativa é B dada como correta, apontando o Brasil como a eterna esperança. O aluno poderia acertar por eliminação das alternativas ou se conseguisse compreender que a esperança apontada é a de que o Brasil se consolide como nação, que se forme como povo, e não como uma espécie de "Eterno País do futuro".

GABARITO: B

Exemplo 3 – Cultura e Identidade – Competência 1 de Humanas
Comida também é cultura. Aqui o Enem relaciona os costumes ao surgimento do feijão tropeiro:


Foto: Reprodução
Questão do Enem 2010
Nas questões deste porte compete ao aluno saber relacionar a alimentação com a região, o povo em cada época da história do Brasil. Conhecer a culinária de um povo, com suas origens históricas, é conhecê-lo melhor. Em outras oportunidades caberá ao estudante relacionar a culinária dos povos italianos, alemão e holandês no século 19 no Brasil. No exemplo citado, o aluno relaciona facilmente os tropeiros com a atividade mercantil (transporte de mercadoria), sendo ela a grande motivadora das viagens destes grupos.

Gabarito – C

Exemplo 4 – Cultura e Identidade – Competência 1 de Humanas
E olha o artesanato retratado em uma questão do Enem de Cultura e Identidade:


Foto: Reprodução
Questão da prova não aplicada em 2009
Espera-se que o aluno tenha a capacidade de notar que o barro deu origem a uma série de figuras que trajam roupas e adornos tipicamente nordestinos como o chapéu, além de notar os instrumentos musicais também típicos da região, como a sanfona e a cabaça.

Gabarito – D
A competência cobrada pelo Enem nos exemplos acima:

Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades Lembre-se que é a partir de cada habilidade que são feitas as questões do Enem, elas são o guia do examinador na hora de fazer a questão. Confira as habilidades que são cobradas nesta competência:

H1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

E, para que não fique dúvida, veja os conteúdos, relacionados a esta competência, que precisam ser conhecidos pelos alunos:
- Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade;
- Cultura Material e imaterial;
- Patrimônio e diversidade cultural no Brasil;
- História cultural dos povos africanos;
- O negro na formação da sociedade brasileira;
- História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira;
- Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.

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