QUESTÕES:
1-
Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do
Brasil: “A República Velha ou Primeira República”. A respeito dos
primórdios da República é correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da
República foram respectivamente
a)República Oligárquica e Hermes da
Fonseca
b)República da Espada e Deodoro da Fonseca
c)República da Espada e Floriano Peixoto
d)República Oligárquica e Prudente de
Morais
e)República da Espada e Campos Sales.
2- A
chamada “Política dos Governadores”, instituída a partir do governo de
Campos Salles, caracterizava-se por:
a) permitir que a escolha do Presidente da
República fosse resultado de um consenso entre os governadores e desta forma
manter o grupo político no poder.
b) tornar os governadores um mero instrumento
do poder do Presidente da República e impedir a formação de novas lideranças
contrárias ao governo federal;
c) acordo político que consistia na troca de
favores entre os governos federal, estadual e municipal para manter os grupos
políticos no poder.
d) tornar os governadores representantes de
um federalismo liberal e democrático com objetivo de renovar as lideranças
políticas;
e) promover, através dos governadores, a
desarticulação das oligarquias locais e promover a renovação dos grupos
políticos e lideranças locais.
3- "Não é por acaso que as autoridades
brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das
grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora
das epidemias [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de
Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente
o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano". Nicolau
Sevcenko. A revolta da vacina.
De
acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do
Contestado foram vistos internacionalmente como MOVIMENTOS :
a) provocados pelo êxodo maciço de populações
saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição.
b) retrógrados, pois as agitações provocadas
por estes movimentos populares dificultavam a modernização do país.
c) decorrentes da política sanitarista de
Oswaldo Cruz.
d) indícios de que a escravidão e o império
chegavam ao fim para dar lugar ao trabalho livre e à república.
e) conservadores, porque ameaçavam o avanço
do capital norte-americano no Brasil.
4- Os movimentos messiânicos eram mais comuns do Brasil do que imaginávamos. Além de Canudos, várias revoltas envolvendo seguidores destes movimentos eclodiram durante a primeira metade de século passado. Como o Messianismo foi possível?
a)Devido a concentração latifundiária, o estado de miséria dos camponeses, a prática do coronelismo e a forte religiosidade popular.
b)Devido unicamente a religiosidade do sertanejo que encontrava nas práticas do messias um conforto para a vida miserável que estava submetido.
c)Devido ao grande poder dos líderes messiânicos cujo prestígio era medido pela quantidade de eleitores que controlasse conseguindo desta forma se eleger para os cargos políticos.
d)Em virtude do temor que as profecias dos beatos causavam à população mais pobre, preferindo resignar-se a vida de perigrinações e orações para salvação da alma.
e)Em razão do clima de insegurança que assolava o campo causado pelo banditismo obrigando a população mais pobre abrigarem-se nos movimentos messiânicos para se proteger.
5-O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:
a)Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
b)Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
c)Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
d)Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
e)Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.
7-Embora fossem movimentos ligados a questão agrária e a falta de justiça no campo Canudos e o Cangaço possuem finalidades distintas. Em relação a esta diferenciação dos objetivos do Cangaço e de Canudos podemos afirmar como correto que:
a)O cangaceiro tinha um fim social na sua prática, pois busca a posse da terra e a justiça social, saqueando e roubando dos ricos para doar aos pobres. Eram considerados os justiceiros pobres.
b)O cangaceiro não tinha nenhum fim social na sua prática, não busca a posse da terra e tampouco a justiça social. Luta simplesmente pela sobrevivência praticando a violência.
c)O cangaceiro é um tipo de bandido social que procura aplicar a justiça contra os desmandos dos poderosos no sertão nordestino.
d)Canudos não tinha nenhum fim social na sua prática, não busca a posse da terra e tampouco a justiça social. Luta simplesmente pela sobrevivência praticando o fanatismo religioso.
e)Canudos tinha um fim social, mas não busca a posse da terra apenas a justiça social mesmo que fosse alcançada por métodos violentos justificados pelo fanatismo religioso.
8- Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA.
A) O seu principal líder foi Antônio
Conselheiro.
B) Os sertanejos de Canudos lutavam contra a
injustiça e a miséria persistente na região.
C) Caracterizou-se como um movimento de
caráter messiânico.
D) A Guerra de Canudos foi tema do livro “Os
Sertões”, do escritor Euclides da Cunha.
E) Os revoltosos de Canudos receberam apoio
incondicional dos coronéis da região.
9) Os vaqueiros e os peões do interior escutavam o Conselheiro em silêncio, intrigados, atemorizados, comovidos... Alguma vez, alguém o interrompia para tirar uma dúvida. Terminaria o século? Chegaria o mundo ao ano 1900? Ele respondia (...) Em 1896, mil rebanhos correriam da praia para o sertão e o mar se tornaria sertão e o sertão mar (...). Mario Vargas Llosa
O
carismático Antonio Conselheiro, de que fala o texto acima, liderou a Revolta
de Canudos em 1897. Podemos apontar como principais fatores da revolta:
a) o crescimento e a modernização da economia
nordestina.
b) o apoio incondicional do sertanejo à Monarquia.
c) a impossibilidade de adaptação do
sertanejo aos valores republicanos.
d) o abandono em que vivia o sertanejo, o
coronelismo e a luta pelo acesso à terra.
e) a oposição contra a Igreja Católica,
aliada dos monarquistas.
10) (UFRJ97)- “Canudos ficava num cenário que lembrava as paisagens descritas na Bíblia: uma região árida repleta de caatingas, rodeada por cinco serras ásperas e atravessada por um rio, o Vaza-Barris. Decidido a permanecer naquela autêntica fortaleza natural, e isso não deve ter escapado à percepção de Conselheiro, ele e seu grupo entraram em ação para construir uma comunidade onde estivessem livres do incômodo das autoridades religiosas católicas e políticas, bem como das leis republicanas, dos "coronéis", dos juízes, dos impostos, da justiça arbitrária, da política etc”.
(COSTA,
Nicola S. Canudos – Ordem e Progresso no Sertão. São Paulo, Moderna, 1990.)
O
movimento de Canudos (1896-97), liderado pelo beato Antônio Vicente Mendes
Maciel, o "Antônio Conselheiro", no sertão nordestino, é um dos mais
conhecidos exemplos de movimentos místico-populares que marcou o início da
República no Brasil. As problemáticas sociais que deram vida àquele movimento
permanecem, até hoje, em grande parte sem solução.
A) Cite e justifique dois motivos pelos quais
o povoado de Canudos incomodava as "autoridades políticas locais e
religiosas".
Respostas: 1-b,2-c,3-b,4-a,5-d,6-b,7-b,8-e,9
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